+258 826 435 265
info@mozefo.com

MPDC, Timbila de Zavala e Centro de Investigação da Faculdade de Veterinária da UEM galardoados

22 Nov 2017

Os grandes homenageados da Gala MOZEFO Awards foram: o MPDC, Timbila de Zavala e o Centro de Investigação da Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane.

O MPDC, a empresa gestora do Porto de Maputo, foi distinguida pelas transformações que trouxe as infraestruturas do Porto de Maputo e atração de investimentos que tem conseguido. O representante do MPDC, Osório Lucas, agradeceu a distinção e diz que o prémio é o reconhecimento de um trabalho feito em prol do desenvolvimento.

O grupo Timbila de Zavala que em 2014 foi condecorada com a medalha de Bagamoyo por contribuir para a manutenção e partilha da cultura nacional foi a segunda entidade galardoada, De rcordar que a timbila é considerada património da humanidade pelas Nações Unidas.

Das mãos de Luísa de Diogo, o Centro de Investigação da Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane recebeu o terceiro prémio da noite. O centro se destacou pelas pesquisas que tem feito no combate a Tuberculose, doença que tira a vida de muitos moçambicanos. O centro através das suas pesquisas conseguiu introduzir uma nova forma de detectar a tuberculose com recurso a ratos, o que permitiu a entregar resultados em tempo recorde.

O PCA do grupo SOICO, Daniel David, no encerramento da noite afirmou que os premiados da noite trouxeram mudanças, pelo uso do conhecimento e da inovação e só desta forma o país conseguirá desenvolver. David disse ainda que a aposta na investigação e inovação fará o país crescer. “Quem inova deve imediatamente impactar na mudança de algo, trazer mudança para a sociedade”, concluiu Daniel David.

Fonte: OPAIS