+258 826 435 265
info@mozefo.com

MOZEFO lança colecção de livros da primeira edição

11 Set 2016

Cidade de Nampula, mais concretamente a Univer¬sidade Lúrio, foi o ponto escolhido para o lançamento da colecção de cinco livros da pri¬meira edição do Fórum Económico e Social de Moçambique, MOZEFO, numa cerimónia que contou com a participação de diversas personalidades da arena académica, política, empresários e sociedade civil.

Os livros – entregues à biblioteca da Universidade Lúrio e ao Governo Provincial de Nampula pelo Presidente do Conselho de Administração do Grupo Soico, Daniel David – contêm o resumo das principais contribuições dadas pelos oradores, incluindo os desafios e recomendações, em cada uma das cinco conferências temáticas que se realizaram em Maputo, entre Março e Setembro de 2015, e exploram cinco sectores económicos, nomeadamente a agro-indústria, energia, infraestrutura e logística, turismo e serviços financeiros.

Na ocasião, o Presidente do Grupo Soico, Daniel David, recordou os quatro grandes pilares que orientam o fórum MOZEFO – o crescimento e desenvolvimento, inovação e transformação, inclusão e participação, bem como sustentabilidade e responsabilidade – e a contribuição dos livros ora lançados para desenvolvimento do país.

Na qualidade de anfitrião, o reitor da Universidade Lúrio, Francisco Noa, enalteceu o facto das conferências terem sido reproduzidas em livros e destaca o MOZEFO como um espaço de debate aberto, de produção de conhecimento, indispensável para o desenvolvimento social e económico do país.

Para o membro da Comissão Executiva do Millennium bim, Nuno Vaz, a inclusão do sector financeiro nos pilares do MOZEFO veio acrescentar valor aos esforços para o alcance de um crescimento inclusivo, pelo que a iniciativa con¬tém requisitos importantes para o alcance dos objectivos a que se propõe.

Já o representante do governo de Nampula, Leo Jamal, enalteceu a decisão de lançar os livros do MOZEFO naquela província e disse que é uma importante contribuição para o desenvolvimento do país. O lançamento da colecção de livros MOZEFO foi antecedida de uma palestra, onde o professor Martins Laita defendeu que a limitação da liberdade é impedi¬mento ao desenvolvimento. Laita disse ainda que as limitações das liberdades prejudicam a Nação, sendo uma delas a tensão político-militar, que bloqueia o desenvolvimento, principalmente no Centro do país.

Depois de Nampula, a colecção das obras MOZEFO será lançada na Cidade da Beira. (fonte: OPAIS)